quinta-feira, 14 de novembro de 2013

SMEC PROMOVE CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES E PROFESSORES DO 4º E 5º ANO




Educação Professores e Pedagogos concluem Curso em Fabriciano por Assessoria de Comunicação 13/11/2013 10:16 

Curso Educação Continuada Portugues
 Cerca de 100 educadores participaram dos encontros, que teve carga horária de 32 horas. Professores de língua portuguesa, coordenadores de área e pedagogos da rede municipal de ensino de Coronel Fabriciano participam, nesta semana, do encerramento de mais um Curso de Formação Continuada. Cerca de 100 educadores participaram dos encontros. “O tratamento da leitura e da compreensão no ensino fundamental: textos, gêneros de texto, leitura e processos inferenciais” foi o tema do curso. 

A professora do 5º ano da Escola Municipal Maria da Conceição Ataíde, Adriana Sidnei, se surpreendeu com a capacitação. “Estou há sete anos na rede municipal de ensino e, constantemente, participo de capacitações. Esta me trouxe boas novidades que tenho conseguido empregar em sala de aula. Tenho uma nova visão de gêneros literários, como tirinhas e quadrinhos, e os próprios alunos receberam bem as novas técnicas que tenho aplicado”, conta. 

O curso foi ministrado pela doutora em português Glória Dias Soares Vitorino. A carga horária total foi de 32 horas, divididas em oito encontros. Para a especialista, a possibilidade de levar aos educadores conceitos aplicáveis na rotina diária de aula, enriquece o trabalho. “Tudo é aplicável em sala de aula. Durante o curso, os educadores se apropriaram de alguns conceitos e mudaram a forma de enxergar o texto”, afirma Glória Vitorino.

 Os educadores tiveram a oportunidade de discutir as propostas de ensino da leitura e, a partir daí, melhorar a abrangência da leitura entre os alunos. “Acredito que minha orientação mudou um pouco o foco, principalmente relacionado à leitura. Aprendemos que é dever nosso respeitar as diferenças culturais, sociais, linguísticas e enciclopédicas dos alunos no que tange à interpretação de texto”, explica a pedagoga da Escola Municipal Argeu Brandão, Marley Rodrigues.